domingo, 29 de abril de 2007

Rocha das Artes

Não tive filhos ainda mais já pari pela segunda vez

Meus queridos, para quem não sabe estou tendo este ano de 2007 como um marco crucial para delinear o resto de minha vida profissional (leia-se: arrecadação financeira). Acabo do parir uma filha, com toda a minha essência, a “Rocha das Artes” (o outro parto foi o mestrado, em março/2005).

Não é de hoje que amigos e colegas elogiam os trabalhas manuais que tanto gosto de fazer e me incentivam a vê-los como fonte de renda. Pois é, agora é real. Estou com a cabeça cheia de idéias e já tenho como meta a produção organizada de trabalhos artesanais em mosaico e em tear manual. Esses trabalhos me dão muito prazer, com eles, me esqueço do mundo e vejo a vida com muito mais cor.

Nasce assim um nome “Rocha das Artes”. O mais legal é que essa Rocha inclui também minha mãe e a Cila (minha irmã). Elas contribuem com a arte das lindas “Bonecas de Pano” e bijuterias artesanais.

Atualmente estou empenhada nessas duas técnicas que disse, mosaico e tear, porém quanto mais faço mais me interesso por artesanato e aí a cabeça dá muitas voltas.

Ontem, dia 28 foi um pontapé inicial de uma idéia casada do artesanato com a gastronomia, pois essa é outra arte que também me fascina. Não precisa me conhecer muito para saber o quanto valorizo a alimentação e o quanto contemplo a arte da cozinha. Nesse campo tenho muita intimidade, pois devo à minha mãe essa liberdade com os alimentos e a vontade de cozinhar com prazer e sem frescura. Não sei fazer nada muito rebuscado, minha culinária é simples, repleta de farinha de trigo e mussarela... Amo pães, massas, bolos, tendo trigo, estou dentro!

E voltando ao tempo, ontem como disse, participei intensamente do projeto “Artesanato & Gastronomia” (e vale referir que “eu” na verdade significa “nós”, pois inclui TOTALMENTE meu amado POPA, que esteve e está comigo em todos os projetos e idéias e tudo o mais).

Esse projeto surgiu com a ajuda de mais outras duas amigas: Ana Luisa (fonoaudióloga, mãe, artesã, empreendedora) e Mônica (fisioterapeuta e artesã). Nós três tivemos a idéia de unir artesanato e gastronomia para divulgar nossos trabalhos em meio a um ambiente agradável e farto de boa comida. Para isso utilizamos o espaço da Clínica (Terapia & Movimento) e lá expusemos nossos trabalhos. No cardápio, feito também com muito esmero, caprichamos naquilo que melhor fazemos na cozinha: os crepes doces e salgados de Ana Luisa e minhas pizzas carregadas de toda experiência das pizzarias tão freqüentadas em Barão Geraldo.

Nosso cardápio foi assim (só para dar água na boca):

Crepes salgados:

  1. Italiano: salame, queijo, azeitonas, rúcula e tomate seco.
  2. Matuto: carne de charque desfiada refogada na cebola, queijo cremoso e queijo coalho.
  3. Frango: frango desfiado, queijo cremoso, manjericão e tomate seco.

Crepes doces:

  1. Cartola: banana, queijo, açúcar e canela.
  2. Mariana: chocolate derretido com castanha, sorvete de creme ou chocolate, com calda de chocolate.

Pizzas (todas com borda recheada com queijo cremoso e gergelim):

  1. Purpurina: mussarela e alho torrado (essa é toda inspirada na “Estação Santa Fé” de Barão Geraldo, aliás, eu indico).
  2. Calabresa: calabresa fatiada, cebola fininha e mussarela.
  3. Portuguesa: mussarela, presunto, ovo, palmito, parmesão e cebola.
  4. Marguerita: mussarela, tomate, parmesão e manjericão.

Pois é meus queridos, o feriado, a distância entre outras coisas não permitiu a participação de todos vocês, porém essa idéia quer virar hábito, pelo menos bimestral e, a partir de agora estão todos devidamente informados e esperados para os próximos.

Quem foi, foi só elogios, mas o mais legal foi ver que quem foi se sentiu bem, ficou à vontade, aproveitou o espaço que preparamos e disse voltar. As fotos estão aí para comprovar os fatos.

Espero vê-los por aqui neste blog com comentários, dicas sugestões. Façam desse meio um elo entre nós.

Um abraço bem apertado e carinhoso em cada um de vocês,

Lidiane Cristina Rocha

“Rocha das Artes”

29/04/07

8 comentários:

Rita disse...

Lidi, ja pude conferir algumas das maravilhas que você é capaz de fazer no artesanato e só posso te parabenizar. Te desejo muito sucesso nessa etapa de sua vida.
Rita

Unknown disse...

Muito obrigada Rita.
Lidi

Anônimo disse...

Lidi, ficou "arretado". Você é uma danada. SORTE!

Beijos

Ana Luiza

Copello disse...

Oi Lidiane! Se lembra daquela boneca de pano q vc deu pra gente qdo saiu do prédio que morávamos em Barão? Esta bem guardadinha aqui com muito carinho. E até hoje tenho aquele cestinho que fiz na sua casa com folha de revista, numa aula "super" rápida de artesanato.
Parabéns e muito sucesso com o "Rocha das Artes"!

Giovanna Moron disse...

náo tinha nem duvida deste talento todo...moramos juntas...entao...
a parte da comida ja sei que eh boa e o artesanato tah lindo....beijo amiga, saudades!!!

Ann Chris disse...

Lidi... adorei suas idéias sensato-malucas!!!ahahahahah.. Também adoro artesanato e faço pintura em tela. Quem sabe não vou fazer uma exposição aí???? Prometo que capricho nas telas!!! Meu estilo é abstrato, mas tbém adoro flores!!! Mais uma vez, parabéns por suas idéias!!! A criatividade é tudo nesta vida!!! bjkas.. direto de Rio Preto-SP... Ana Cris

Unknown disse...

Oi Lidi, que legal o que vcs estão fazendo!
Sucesso neste parto! Eu ainda estou no do mestrado e garanto que ter um filho é bem melhor!
Quero conhecer seu trabalho de perto, beijão, Nô.

meire disse...

Lidi...saudades!
Sei que vc é capaz de apresentar trabalhos tão ricos como estes e muito mais. Muito boa sorte amiga!!! Nós de cps sentimos muito a sua falta! Bjos no coração. Meire e Con