quinta-feira, 9 de abril de 2009

Reflexão sobre o merecimento

Faz tempo que quero escrever sobre esse tema, já cheguei até a discutir sobre ele com minha irmã, com a Bete e com Popa, é claro.
O pontapé inicial para isso foi o evangelho dos dons que ouvi em uma missa lá no ano passado. Não me recordo nem o livro e muito menos o capítulo, mas fala sobre uma parábola, na qual um senhor que, antes de viajar entrega os dons (dotes) aos seus funcionários de acordo com suas habilidades. A um deu 1, ao outro, 2 e ao outro 5. Ao voltar o que ficou com 1 devolveu 1, o outro devolveu 4 e o último 10. Ao final, o que entregou só 1 ficou sem nenhum, e aos que multiplicaram, mais lhe foram dados.
Fiquei pensando muito a respeito disso, e percebi que isso é feito conosco a cada momento.
Cada um de nós recebeu “um dote” de Deus, e o que estamos fazendo com ele? O que eu estou fazendo com os dotes que ele me “emprestou”?
Sim, pois tenho certeza que tudo que tenho em vida é apenas um empréstimo, que no final de minha trajetória ele irá cobrar, e aí qual será a minha resposta...
Tenho procurado não enterrar nada do que sei com a desculpa de falta de tempo, falta de interesse.
Minha mãe sempre fala uma frase: “o saber não ocupa lugar”. E acredito que seja esse o caminho.
Aprender sempre, e procurar passar ao outro um pouco, quem sabe assim o dote se multiplica.
O mesmo penso a respeito de minhas filhas. Antes mesmo de serem minhas elas são de Deus, e, como estou lidando com tão valorosos dotes?
Eu e Popa não temos medido esforços para fazer, antes de ser o melhor para elas, fazer o que é certo. Esperamos com isso multiplicar amor, ternura, alegria sabedoria, criatividade e tudo o mais que Deus tem nos dado, quem sabe assim, consigamos cumprir nossa missão com êxito.
Não quero entrar mais afundo nesse tema, afinal só foi escrito para que eu não usasse a desculpa de “enterrar” essa idéia.
Um abraço,
Lidiane, 09/04/09

Nenhum comentário: