Como já disse Lula Queiroga: “Felicidade não precisa de culpa(...)” e assim, e depois de muito (mais bote muito) pensamento resolvi assumir meu lado B.
Meu lado B é meu lado BOM, meu lado feliz, que vive e curte as belezas da vida, das cores, a leveza das linhas entrelaçadas em pontos e tramas, a beleza de desfazer os quadrados prontos (pastilhas de vidro) para reconstruir com caquinhos mosaicos alegres, a beleza de ver um processo de criação do começo ao fim, com um fim rápido, e na grande maioria das vezes, muito belo.
Tal decisão não foi fácil, mas com o apoio do meu marido e de minha mãe já seria possível, mas tenho o aval de quase todos com quem anuncio a decisão: aqui se assume uma Artesã.
Vou viver financeiramente com muito prazer, a partir de agora com o que sai das minhas mãos.
Só isso já me realiza, mas não, quero sempre mais, e como diz minha mãe “o saber não ocupa lugar”, dessa forma vou aprender outros ofícios e aos poucos vou mesclando técnicas e fazendo arte literalmente para viver.
Acaba com essa decisão um casamento de quase doze anos com a fonoaudiologia, profissão que trilhou meus passos para eu ser quem sou hoje. Não posso negá-la, aliás foi por intermédio dela que conheci todas minhas amigas inspiradoras.
Com a fonoaudiologia conheci a Nane que me apresntou o mosaico, morei em Campinas que mostrou muitas possibilidades (isso sem contar meu marido), conheci Ana Luiza que me incentivou nas vendas e muito mais.
Mas olhando agora para todo o perído de fono, vejo que o mehor a fazer é deixá-la de lado num momento em que “mudança” é a palavra chave.
Há muitos anos estava insatisfeita com o retorno financeiro dessa profissão, foram anos de investimento pesado, que certamente fizeram de mim uma pessoa melhor. Na fonoaudiologia aprendi a conviver de perto com o outro, os outros e suas dores, embora não palpáveis nem mesmo mensuráveis.
E até isso mesmo me incentivou a assumir meu lado B.
Cada vez mais eu estava vendo os problemas de comunicação com mais seriedade e isso me incomoda e muito, pois eles são tão preteridos frente aos outros problemas de saúde geral que fica difícil conquistar espaço até mesmo com os outros profissionais de saúde.
Dentro da fono, minha grande paixão foi o público infantil, que sempre me incentivou a continuar, mas por outro lado, os adultos afásicos eram um público muito especial, emora com carga emocioanl muito densa.
O fato é que, aos poucos, o interesse pela fono foi se desmotivando ao mesmo tempo que o amor pelo artesanato foi se criando.
No artesanato sou autodidata em algumas técnicas, como o mosaico e os trabalhos com pinturas em madeira.
Nesse caminho tenho conseguido aprender um puco de outras áreas, como o tear manual de pente liço e também o patchwork.
No final, resumindo, quero compartilhar com todos vocês essa decisão e também convidá-los a ver meus trabalhos (e porque não comprá-los) no meu site:
www.rochadasartes.com.br
Assim como em outro ofício a crítica e sugestão tem lugares garantidos, para que assim eu me aprimore e cresça cada vez mais na execução das técnicas e harmonia.
Um abraço, com muito carinho a todos, e principalmente às minhas somente amigas (não mais colegas de profissão) fonoaudiólogas,
Lidi, 10/06/09
5 comentários:
O mais importante Lidi, é que você seja feliz sempre, seja em seu lado A, B ou C...afinal, podemos sim ter vários lados, mas todos voltados ao Sol, à Vida e a Deus.
Felicidades e parabéns por essas duas bonecas que você trouxe ao mundo.
Bjos
Minha filha é psicóloga e sempre diz que lidar com pessoas nao é simples. Isso a gente sabe, pelos anos vivido... ela tb adora atender crianças!
Tb larguei do emprego e agora trabalho com o artesanato, por prazer e tb vendo. Acho que o fundamental é estar bem e toda decisão envolve risco, mas pode ser libertadora... estou mto mais feliz agora!
Boa sorte pra vc e espero ver todos os seus trabalhos aqui!!!
Bjos
Olá!
Obrigada pelo apoio nos comentários.
Ainda não domino muito a internet e as minhas "coisas" estão espalhadas.
Os artesanatos estão neste flickr:http://www.flickr.com/photos/7729906@N07
Lidi: Você pode sair da Fonoaudiologia, mas duvido que ela saia de você. Quem disse que não há linguagem em seu trabalho? Técnica de Vendas em seu Blog e esse dom de escrever textos com tanta feminilidade? Você acha que veio de onde? Ora, Lidi! Não há justificativa mais coerente do que escolher ser feliz! Seja fono ou artesanalmente... Você simplismente COMUNICA como a Mafalda daquela camiseta da V Turma que você ajudou a idealizar...A minha sorte é que antes de colegas sempre fomos AMIGAS, portanto, nosso perfil não muda! rsrsrsrsrs
Beijos com minha admiração sempre!
Deca
Postar um comentário