terça-feira, 25 de setembro de 2007

Meu caminho pelo mundo, não sou eu quem traço...

Sempre que eu acho que estou com as rédeas da minha vida nas mãos, vem meu Deus e mostra, sem mais nem menos, que Ele é quem tem, aliás quem sou eu para achar que meus planos são melhores que os dEle...

Pois é, já aconteceu várias vezes.

Uma delas foi na época do casamento.

Muitos planos, muito esforço e muita idéia de adolescente, minha e de Popa em relação ao futuro. Marcamos uma data, que, pelo menos meus pais não aceitaram. Tínhamos planos incertos frente ao nosso futuro financeiro, e claro, nosso plano deu errado. Pois é, Ele já havia traçado outros planos.

O casamento era para ter sido em 12 de novembro de 2005. Nessa época Popa estava em vias de acabar o doutorado e eu sem trabalho, nem em Guariba, nem em Recife.

Então em meio a tanta confusão e incertezas Ele mexe seus pauzinhos: concurso para Popa na federal , com data para prova em meados de novembro/2005, mais um detalhe importante: necessidade de ter concluído o doutorado.

Isso mudou todos os planos. Adiamos casamento, Popa adiantou, como pôde, sua tese e defendeu-a a tempo e veio para prova que o efetivara como professor na federal daqui de Recife.

Eu, que ainda estava sem perspectivas por aqui, descubro uma seleção simplificada para fono, por pura análise de títulos e currículo (tudo por procuração, pois prestes a casar não dava para viajar tanto assim...). Também uma das vagas dessa seleção ficou para mim. Detalhe: para assumir o cargo, segundo o edital, em abril de 2006!

Casamento adiado, faltava resolver nova data. Dezembro nem pensar, de tanta coisa para correr atrás, janeiro muito em cima, fevereiro carnaval e sobrava só março. Na verdade, boa época. Assim eu poderia procurar casa (e tudo o mais de dentro dela) e também aproveitava o carnaval do Recife, “só para aproveitar melhor o tempo”...

E assim foi decidido e feito.

Mais ainda havia a data para escolher. Eu e Popa escolhemos 18/03. Liguei para o padre, e dentre o mês de março/2006 havia todos os outros sábados, exceto é claro, o dia 18. Ligo para Popa e decidimos juntos, o dia 25/03. Nesse momento nem pensamos em mais nada, batemos o martelo e pronto.

Decidida a data, é hora de falarmos para nossos pais, inclusive a outra nova data (não mais o dia 18).

E pimba: mais uma boa surpresa nos era reservada.

Ao falar a data nova para minha mãe, ela quase que chora. Ela me disse na hora que 25/03 é o dia da “anunciação de Nossa Senhora” (que 9 meses exatos depois é o Natal), e que quem casa nesse dia tem bênçãos redobradas. Aí eu já fiquei mais que satisfeita.

Depois da aprovação da minha mãe, é hora de contar a minha sogra. Essa também é tomada pela emoção. A mãe de minha sogra, já falecida, era extremamente apegada à Popa (o qual ela carinhosamente o chamava de “meu Papa”, pois Popa – João Paulo-nasceu 2 meses antes do Papa João Paulo II ser nomeado), e o nome dela era “Anunciada”, justamente por conta da data do nascimento 24/03.

Dessa forma, mais do que coincidência, eu acredito mesmo é que tem alguém muito poderoso e especial lá em cima, que olha por mim muito mais do que eu imagino.

Meu Deus muito obrigada, continue, por favor a trilhar minha vida, e me dê a calma necessária para não (querer) atropelar suas vontades.

Como diz minha mãe: “acalma seu coração, Lidiane...”

Escrito em 17/09/07.

Nenhum comentário: